No dia 19 de dezembro, na entrada do município de Cidreira, cerca de 50 pessoas, segurando cartazes e balões, esperavam por Marcio Figueira, recém transplantado cardíaco do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Uma carreata foi realizada até o centro do município como forma de conscientizar as pessoas sobre a doação de órgãos. “Enquanto não acontece próximo a ti, é difícil se sensibilizar. Mas quando acontece na tua família, tu percebe o quanto pode ajudar. Toda a minha família se tornou doadora", relata Marcio.
Há um mês, ele ganhou uma segunda chance de viver após passar por um transplante de coração, no dia 27 de novembro.Antes, foram sete meses de internação, esperando por um doador compatível. “Foi na hora certa. Eu estava no meu limite, ainda mais depois das duas paradas que eu tive aqui dentro do hospital", lembra.
De janeiro a novembro, o HCPA realizou ao todo 416 transplantes, sendo eles de coração (14), córnea (181), fígado adulto (18), fígado infantil (10), rim (115), medula óssea hematologia (60), medula óssea oncológica (8) e pulmão (10). Este número reflete todas as pessoas que receberam uma nova oportunidade, e famílias que renovaram as suas esperanças e podem viver mais tempo com seus entes queridos. Seja um doador e ajude a salvar vidas.
Vídeo produzido pela família de Marcio.