Início do Conteúdo

Casos mais graves foram encaminhados para cirurgia

Mais de quatrocentos atendimentos para detecção do câncer de pele foram realizados sábado em Porto Alegre, na Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. Dermatologistas e residentes do Serviço de Dermatologia do HCPA participaram do atendimento de 418 pessoas no centro de saúde IAPI. Os casos mais simples foram tratados no local. Os mais complexos foram encaminhados para cirurgias hospitalares e pacientes de risco foram orientados a manter acompanhamento dermatológico regular. 

A detecção precoce do câncer de pele pode salvar vidas. Lesões, pintas ou manchas devem ser submetidas à avaliação médica. Manchas assimétricas, com bordas irregulares, com mudança de cor ou cores variadas, e com aumento de tamanho ao longo de um período também são sintomas que devem ser investigados. 

O tema da campanha deste ano é “Todos podem ter um câncer de pele”. O objetivo é sensibilizar a população de que os riscos não estão presentes apenas naquele momento de descanso das férias na praia ou na piscina, mas nas mais diversas situações.Grande parte dos casos de câncer de pele pode ser evitada com medidas simples de fotoproteção, como o uso do filtro solar, chapéu, óculos, além de cuidar do excesso de exposição ao sol e de ficar atento aos horários certos para isso.

A organização e promoção do evento foram da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Além do HCPA, o evento contou com a participação de profissionais do ambulatório de Dermatologia Sanitária da Prefeitura de Porto Alegre e dos hospitais da Santa Casa, Moinhos de Vento e da PUC.

whatsapp_image_2023-12-02_at_13.45.21.jpeg