Início do Conteúdo

Resultados de pesquisas questionam a eficácia de estratégias de mudança de estilo de vida na prevenção de complicações cardiovasculares e câncer em pacientes com pré-diabetes e diabetes mellitus tipo 2 . Os trabalhos foram desenvolvidos por  pesquisadores do Serviço de Endocrinologia e Metabologia do HCPA e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas: Endocrinologia da UFRGS.
O grupo, liderado pelo professor Fernando Gerchman, publicou descobertas nas revistas científicas Diabetes Care e Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism. A relação entre dieta, atividade física e o tratamento do diabetes é amplamente reconhecida. “Contudo, os resultados desses estudos desafiam as atuais estratégias de mudança de estilo de vida intensa, sugerindo que tais abordagens não são igualmente eficazes na redução do risco de mortalidade por doença cardiovascular e câncer em pacientes com pré-diabetes e diabetes”, explica Gerchman.
Por outro lado, os pesquisadores observaram que a mudança de estilo de vida mais intensiva demonstrou uma redução no risco de depressão entre os participantes com diabetes. A pesquisa abrangeu mais de 23 mil artigos, contando com a colaboração de instituições como as Universidades de Harvard, Johns Hopkins, Berna e USP.
Atualmente, o grupo de pesquisa realiza um novo estudo que explora os efeitos de uma dieta específica no tratamento de diabetes associada à obesidade. Os pesquisadores convidam voluntários interessados a participar, proporcionando avaliações clínicas e nutricionais detalhadas, além de orientações personalizadas e acompanhamento por uma equipe especializada ao longo de seis meses. Para participar, o contato é através do WhatsApp: 51.9895.91995.