Nesta terça-feira (17), no auditório José Baldi, foram apresentadas as Licitações 2023/24 do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Cerca de 50 representantes de fornecedores estiveram presentes, e tiveram a oportunidade de conversar diretamente com os setores que serão contemplados, para expor alternativas de produtos e marcas. Ao todo, serão 42 processos de compras que vão movimentar em torno de R$ 35 milhões em materiais médicos hospitalares, que contemplam seringas, agulhas, cateteres, sondas, curativos e demais insumos.
A coordenadora da área de suprimentos, Simone Mahmud, explica o propósito da apresentação e se mostra otimista com os resultados. “Nosso objetivo é explicar para os fornecedores, principalmente aos novos entrantes, como é a dinâmica do trabalho no Hospital de Clínicas e como funciona todo o processo licitatório. Esperamos que a partir deste evento tenhamos sucesso com os editais que publicaremos”, relata Simone.
Comprometido com a sustentabilidade, o HCPA faz parte da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis, e integra o desafio de compras sustentáveis. Serão divulgados dois editais com critérios ambientais, voltados a compra de cateteres e equipos, que são os dispositivos que transportam a substância de um reservatório, como o soro fisiológico, até o paciente. "Uma das nossas preocupações é a segurança do paciente, qualidade e promoção da saúde. Temos nos aliado a essas práticas sustentáveis, que são realizadas no mundo todo, para tentar reduzir questões de saúde a partir dos produtos que compramos”, explica a chefe do serviço de compras, Luana Baptista Rodrigues.