Na segunda-feira (2), mais uma vitória foi alcançada! A pequena Morgana teve alta após três meses de internação. Ela chegou ao mundo no dia 17 de julho, prematuramente, com 28 semanas de idade gestacional e pesando 730 gramas. O que torna este caso ainda mais especial, é que Morgana foi mantida e continuará em aleitamento materno exclusivo!
Desde que atingiu o peso de 1.540 gramas, ela recebe somente o seio da mãe.
O leite materno é padrão ouro para a nutrição dos prematuros e está associado a melhores desfechos no neurodesenvolvimento e crescimento. Segundo diretrizes da OMS, a amamentação é fortemente recomendada, pois ela tem influência positiva nos resultados da saúde de bebês prematuros e com baixo peso ao nascer, com evidências mostrando que reduz os riscos de infecção em comparação com a fórmula infantil.
Todas as dificuldades da amamentação exclusiva na prematuridade foram ultrapassadas e vencidas com a vontade e perseverança da mãe, Tainara, e com dedicação e suporte de toda equipe da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal. Receberam um certificado pelo trabalho que realizaram as residentes, a líder de equipe médica e as enfermeiras do Time de Aleitamento da Neonatologia.
Parabéns à toda equipe, à Morgana e Tainara!