Nesta segunda-feira (2/10), retornou a Porto Alegre o último grupo de voluntários do HCPA que atuou no atendimento à população da cidade de Roca Sales, atingida pela enchente do Rio Taquari no início do mês. Desde 13 de setembro, quando saiu a primeira equipe, foram enviados 23 profissionais, entre residentes, professores e funcionários contratados, para apoiar o trabalho da Força Nacional do SUS na região. Os médicos, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais atuaram no hospital de campanha, em atendimento ambulatorial e também em campo, sempre em parceria com as equipes locais e outros voluntários.
Nos municípios de Colinas e Roca Sales, os principais problemas encontrados foram doenças respiratórias devido ao frio e à umidade, ferimentos, infecções urinárias e casos suspeitos de leptospirose, em função do contato com a água contaminada, além de muitas pessoas sem medicamentos e receitas médicas para suas doenças crônicas. A demanda por atendimento de saúde mental também era, e continuará sendo, expressiva. Além do atendimento direto, as equipes buscaram ajudar a reestruturar a rede de atenção local para dar continuidade aos atendimentos sem o apoio dos voluntários externos.
“Cada história que ouvimos era muito triste, mas me senti muito feliz por ter ajudado. Foi uma grande experiência”, contou a técnica de Enfermagem Caroline Duarte Machado, integrante da primeira turma de voluntários. Eles organizaram um relato sobre o que vivenciaram e destacaram que a experiência do trabalho em uma situação de catástrofe natural contribuiu para a formação profissional deles e os preparou para outras demandas futuras. O grupo ressaltou ainda o compromisso dos serviços públicos no atendimento à população em situações de crise de saúde pública.
A diretora-presidente do HCPA, professora Nadine Clausell, afirma que missões como essas têm o sentido de mostrar que estamos unidos para ensinar e para atender ao SUS, tanto o Clínicas quanto outros hospitais públicos, como o Grupo Hospitalar Conceição, que coordenou a iniciativa junto à Força Nacional do SUS.