Início do Conteúdo

Quem diria que aquela sua comédia favorita poderia fazer bem não só pro seu humor, mas também para o seu coração? Um estudo conduzido no Hospital de Clínicas de Porto Alegre evidenciou que quem assiste a filmes engraçados que geram risadas espontâneas teve significativa melhora nos sistema cardiovascular, em relação a um grupo que assistia a documentários com temáticas neutras (não eram nem engraçados nem sérios).

 

Participaram da pesquisa 26 adultos, todos com diagnóstico de doença arterial coronariana, causada pelo acúmulo de placas de gordura nas paredes das artérias que fornecem sangue ao coração. Ao longo de 12 semanas, o grupo de comédia mostrou uma melhora de 10,5% na capacidade para o exercício testado através de teste na esteira. “São dados significativos, uma vez que essa melhora também tem sido vista em programas de reabilitação cardíaca que têm como base o exercício físico”, ressalta um dos coordenadores do estudo, o professor da Fisiatria do HCPA Ricardo Stein.

 

Os resultados foram apresentados no congresso da European Society of Cardiology, realizado em Amsterdam. A pesquisa é de autoria de Rosane Maria Nery, Raquel Petry Buhler, Débora Santos Macedo, Juliana Maia Delfino, Filipe Ferrari, Anderson Donelli Silveira, Marco Aurélio Lumertz Saffi, Ricardo Stein.

 

Foto: Clóvis Prates/HCPA 

Legenda: Pesquisadores do HCPA, Rosane Maria Nery e Ricardo Stein

hcpa-pesquisariso.jpeg