Início do Conteúdo

Como forma de auxiliar os profissionais de saúde na identificação precoce e no manejo de consumo de álcool em pacientes, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) lançou a plataforma SbirtBrasil. A ferramenta é uma adaptação para a realidade nacional da abordagem Sbirt, utilizada internacionalmente para rastreio, intervenção breve e encaminhamento para tratamento de pacientes com uso problemático de álcool. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 10 segundos uma pessoa morre de causas relacionadas ao consumo de álcool. 

O resultado do trabalho, conduzido pelo Programa Institucional de Álcool e Drogas, foi o desenvolvimento de um manual, de vídeos de treinamento para profissionais da saúde e do site www.sbirtbrasil.com.br, que congrega esses e outros conteúdos de apoio à assistência, como escalas e calculadoras clínicas. “O SbirtBrasil extrapola as necessidades do HCPA e se torna uma entrega para a sociedade porque inexistia, até o momento, um manual de identificação precoce e intervenção breve adaptado à nossa realidade e traduzido para o português”, explica Melina Nogueira de Castro, chefe da Unidade de Psiquiatria de Adições e Forense do hospital.  

O projeto, que está em fase de implementação nas unidades clínicas da instituição, foi realizado em parceria com o Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas (Cpad) do HCPA e financiado pelo programa Hubert Humphrey, dos Estados Unidos. “Queremos que esse site seja um ponto de referência nacional de materiais em português de qualidade e de fácil acesso, servindo de ferramenta para auxiliar os profissionais da saúde na identificação de uso de álcool e drogas. Nosso objetivo é gerar um impacto para os nossos pacientes e na formação dos profissionais”, destaca a professora Lisia Von Diemen, que liderou a iniciativa e é coordenadora de Saúde Mental e do Programa de Álcool e Drogas da instituição. 

Para o ex-diretor do Cpad, professor Flávio Pechansky, a entrega estrutura os processos que vêm sendo implementados há anos no hospital para identificar e tratar o abuso de substâncias não só no âmbito do Serviço de Psiquiatria de Adições e Forense, mas de forma ampla e multidisciplinar. Pechansky ressalta que as ações se conectam à iniciativa Safer, da OMS, que estabelece cinco intervenções que devem ser realizadas  pelos governos para reduzir o uso nocivo do álcool e seus impactos sanitários, sociais e econômicos. Entre as medidas indicadas estão o acesso à triagem, a intervenção breve e o tratamento.  

Acesse www.sbirtbrasil.com.br para conferir os materiais. A página disponibiliza um teste que qualquer pessoa pode fazer para identificar o seu nível de consumo de álcool.