Início do Conteúdo

“As homenagens ocorrem no presente, mas carregam a memória, levam a vida para frente. E para sempre ele estará vivo na história das pessoas que vão se curar e trabalhar no Bloco Amarilio Vieira de Macedo Neto”. Com essa mensagem, Cássio Rocha de Macedo, filho do professor Amarilio, encerrou a sua fala, que foi a primeira do evento de denominação do Bloco B, realizado nesta segunda-feira (3) com a presença de familiares, colegas e amigos. Cássio falou em nome da mãe, Lídia, que também estava presente, e dos irmãos Bruno e Carina. 

A indicação para denominar o Bloco B reconhece a trajetória profissional do cirurgião torácico que presidiu o HCPA de 2008 a 2016 e esteve à frente de importantes avanços da instituição e do ensino de Medicina, como lembrou o diretor médico, Brasil da Silva Neto. “O Amarilio não foi só um visionário em relação à assistência, ele foi um visionário em relação à educação médica. É nosso dever replicar o modelo de professor que ele foi, um exemplo de postura e dedicação para o ensino médico de graduação, pós-graduação e residência”, frisou.

Recordando o Amarilio gestor, a diretora da Faculdade de Medicina, Lucia Kliemann, destacou como suas características ser afetuoso, agregador e idealista. “Um idealista que realmente vê longe e consegue vislumbrar um futuro melhor para todos”, pontuou. Também prestaram homenagem o professor Mauricio Guidi Saueressig, chefe do Serviço de Cirurgia Torácica, e o ex-presidente do HCPA, Loreno Brentano. 

A atual diretora-presidente do HCPA, que foi vice-presidente médica na gestão de Amarilio, ressaltou que ele foi fundamental para o hospital ter assumido a dimensão que tomou. “O Amarilio foi um catalisador ao fazer as pessoas sonharem juntas. Aquele sonhador que às vezes deixava a gente enlouquecida de trabalhar junto com ele, mas que tinha o propósito de chegar em coisas concretas de melhorias para alunos, pacientes, colegas e funcionários”, afirmou Nadine. Para concluir a cerimônia, foi descerrada a placa instalada no térreo do Bloco B, ao lado da Emergência.

Confira fotos do momento abaixo e assista ao vídeo aqui.