O teste do pezinho é um exame realizado a partir da coleta de sangue do calcanhar do bebê, geralmente entre o 3º e o 5º dia de vida. O exame é fundamental para identificar precocemente doenças graves. Atualmente, a realização do teste é obrigatória por lei em todo o território nacional. No entanto, tão importante quanto fazer a coleta é conferir o resultado do exame. O laudo, entregue aproximadamente uma semana após a retirada da amostra, mostra os resultados que detectam essas doenças cedo, possibilitando um tratamento mais eficaz. A intervenção precoce pode fazer diferença significativa no desenvolvimento do bebê e ao longo de toda a sua vida.

O HCPA trabalha para a melhora e desenvolvimento deste exame, na área assistencial e de pesquisa. No dia 5 de junho, O Instituto Jo Clemente, em conjunto com o Instituto Serrapilheira, anunciaram três projetos contemplados no seu edital de pesquisa em doenças raras e teste do pezinho. Dois destes estudos selecionados serão realizados aqui no HCPA: um da professora Ida Schwartz, chefe do Serviço de Genética Médica, e outro do professor Roberto Giugliani, professor do mesmo serviço. Os pesquisadores receberão investimento para investigar novos métodos de triagem neonatal para doenças raras de origem genética.

whatsapp image 2023 06 06 at 07.55.17