O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), instituição pública e universitária, atende diariamente à população prestando serviços nas áreas de assistência, ensino e pesquisa. O resultado do trabalho realizado por mais de 10 mil pessoas é apresentado à sociedade por meio do Relatório Integrado de Gestão, que foi divulgado nesta quarta-feira (26/4).
O Relatório demonstra as conquistas e os resultados alcançados no período dentro das suas três prioridades estratégicas: cuidado centrado no paciente, sustentabilidade e otimização no uso de recursos e espaços. “O enfrentamento da covid-19 ainda esteve em pauta, com alguns momentos de picos significativos de demanda. Em paralelo, nos empenhamos em retomar a normalidade dos serviços represados nos anos mais severos da pandemia, reativar projetos que haviam sido suspensos nesse cenário e criar novas iniciativas”, ressalta a diretora-presidente, professora Nadine Clausell.
O material foi preparado atendendo às normativas legais, somadas com a intenção de falar também com a sociedade, mostrando de maneira transparente e acessível quais os recursos econômico-financeiros disponíveis e de que maneira foram aplicados.
Abaixo, seguem algumas das entregas do HCPA ao longo de 2022. O relatório completo pode ser acessado aqui.
> 487.681 consultas presenciais
> 41.979 teleconsultas
> 3,3 milhões de exames
> 44,3 mil procedimentos cirúrgicos
> 661 residentes médicos e multiprofissionais admitidos
> 578 oportunidades de estágio
> 635 artigos científicos publicados
> 31,9 mil participantes voluntários incluídos em projetos de pesquisa clínica
> 1,6 mil projetos de pesquisa ativos
> 6 mil integrantes de equipes de pesquisa