Início do Conteúdo

A Agência Nacional de Saúde (ANS), a cada dois anos, realiza revisão e atualização do rol de procedimentos adotados pelas operadoras de planos privados de assistência à saúde. Nesse processo, o emprego da metodologia de avaliação de tecnologias em saúde tem papel fundamental. Por essa razão e pela excelência das atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (NATS-HCPA), a ANS estabeleceu, pela segunda vez consecutiva, parceria com o hospital para elaboração de Relatórios de Avaliação Crítica (RACs). 

Como resultado, pelo período de dois anos, o NATS-HCPA estará participando do processo de atualização do rol. A iniciativa, além de ser um reconhecimento para a instituição, é uma fonte de receita. A parceria é gerenciada por meio do Escritório de Projetos e Parcerias Estratégicas do HCPA, responsável pela gestão do projeto. 

Conheça mais sobre o processo

As demandas para a inclusão, muitas vezes, vêm da própria indústria que desenvolve as tecnologias utilizadas nos procedimentos ou de sociedades de especialidades médicas. Ao solicitar a inclusão, o demandante apresenta um dossiê, documento que abrange a síntese e avaliação de evidências científicas disponíveis, a realização de um estudo de avaliação econômica e a análise de impacto orçamentário para o procedimento em questão. 

Visando assegurar imparcialidade e certeza do real benefício que a incorporação pode oferecer aos usuários de planos assistenciais privados, o dossiê é submetido à avaliação crítica rigorosa, gerando outro documento, o Relatório de Avaliação Crítica (RAC). O passo seguinte é encaminhar os documentos à Consulta Pública e, só então, é tomada a decisão pela incorporação ou não do procedimento no rol. Para garantir alta qualidade metodológica e imparcialidade na elaboração dos RACs, a ANS vem estabelecendo parcerias com os Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) de diferentes instituições no Brasil.