Início do Conteúdo

Equipado com tecnologias de alta fidelidade, que reproduzem casos complexos presenciados em enfermarias, salas de emergência e unidades de tratamento intensivo (UTIs), o Centro de Simulação foi inaugurado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) nesta terça-feira (21 de março). Localizada no 6º andar do bloco C, a área recebeu investimentos de cerca de R$ 5 milhões e foi especialmente planejada para possibilitar a aplicação de metodologias inovadoras de ensino e treinamento de habilidades necessárias para o atendimento em saúde.

Os simuladores avançados permitem desde a ausculta de sons cardíacos e pulmonares até a simulação de partos, entre outras situações clínicas. Há ainda simuladores com realidade virtual para treinamento cirúrgico e com dispositivo HoloLens de realidade aumentada para ecografia, sendo os dois primeiros equipamentos em uso no Brasil com essas tecnologias. 

“É compromisso do hospital formar alunos e residentes com segurança para os pacientes e a simulação é fundamental nesse processo. O recurso para isso não é baixo, por isso tem que ter um retorno para a sociedade. É dinheiro público investido em segurança no ensino”, afirmou Nadine Clausell, diretora-presidente do HCPA. Ela complementou destacando o papel dos professores de tornarem realidade para os alunos o treinamento em simulação.  

O espaço integra a nova área planejada e construída para atender às atividades de ensino. Conta com nove salas de aula, algumas com mobiliário flexível para metodologias ativas de ensino, videoconferência, três consultórios simulados e um auditório. As instalações dispõem ainda de espaço para preceptores e professores, espaço para estudo e salas de reuniões ou orientação. 

O centro foi idealizado em parceria com a Faculdade de Medicina (Famed) da UFRGS e com apoio da Fundação Médica (FundMed), sendo utilizado por alunos de graduação em Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição, entre outros cursos, além de residentes, profissionais contratados e alunos das pós-graduações do HCPA.