Início do Conteúdo

A depressão atinge cerca de 20% da população em algum momento da vida, tornando-se crônica e recorrente em um terço dos casos. Além disso, é considerada um dos fatores de risco para a perda de memória e a demência em idosos. Nesse contexto, encontrar um mecanismo que tenha efeito antidepressivo e promova a melhora cognitiva é de fundamental importância. Foi essa resposta que pesquisadores do Brasil, da França e do Canadá buscaram ao testar o efeito da administração sistêmica de fator de diferenciação de crescimento 11 (GDF11) em camundongos idosos. O resultado revelou que houve melhora na memória e na depressão e alívio no envelhecimento acelerado do cérebro. 

A proteína já era conhecida por retardar o envelhecimento no coração e ter ação antioxidante, anti-inflamatória e regenerativa, mas essa foi a primeira vez que se demonstrou o efeito antidepressivo do GDF11 mediado pela autofagia (processo de limpeza de elementos tóxicos) em neurônios, levando o estudo inédito a ser publicado na revista científica Nature Aging, uma das mais importantes da ciência mundial. 

“Com essa descoberta, o GDF11 pode ser utilizado para gerar uma nova família de antidepressivos e agentes para melhora da memória, e a medição de seus níveis no sangue pode auxiliar no diagnóstico da depressão”, avalia Flávio Kapczinski, professor de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e um dos autores da pesquisa, realizada em parceria com o Instituto Pasteur (França) e a McMaster University (Canadá), reunindo pesquisadores de diferentes instituições dos três países. 

Kapczinski explica ainda que foi verificado que em jovens com depressão o nível de GDF11 é reduzido. “É possível que um envelhecimento acelerado comece mesmo em jovens com depressão”, relata o pesquisador. 

Para ler o artigo Systemic GDF11 attenuates depression-like phenotype in aged mice via stimulation of neuronal autophagy, acesse aqui