Para ajudar os pacientes pediátricos em seus tratamentos, os profissionais da Radioterapia usam a criatividade para entreter os pequenos e conseguir que realizem as sessões. O repertório é variado: vai desde entregar mimos até personalizar máscaras de imobilização com os personagens favoritos.

Eduardo Bigolin Copetti, 9 anos, escolheu o Sonic, que, assim como o garoto, é muito veloz. “Agora eu não posso correr, mas eu era o quarto mais rápido da minha turma”, conta o morador de Três de Maio. Enquanto não retoma o esporte favorito, ele acumula moedas feitas de EVA, em referência ao personagem, que o ajudam a ficar imóvel durante as sessões.

A paciente Cecília Helena Fritzen Silva, natural de Arroio do Meio, completou cinco anos ontem (24/1) e ganhou uma comemoração preparada com muito carinho pela equipe. O tema não podia ser outro: a personagem Elsa, do filme Frozen, escolhida também para acompanhá-la nas sessões de radioterapia. É ela que estampa a sua máscara de imobilização, produzida pela estagiária de Física Médica Isabela Linhares Cunha. “Essas máscaras proporcionam um ambiente lúdico para os pacientes, ajudando a tirar o medo e a trazer um pouquinho de aconchego e diversão para um momento tão delicado de suas vidas”, diz.