Início do Conteúdo
Como a saúde mental da população mudará com a chegada de novas tecnologias? As respostas para o questionamento são complexas e temas de pesquisas realizadas no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em diversos centros em todo o mundo. Para contribuir com olhares plurais desenvolvidos em estudos recentes e robustos, professores e pesquisadores de Psiquiatria editaram a primeira publicação focada no tema, o Digital Mental Health, lançado na primeira semana de 2023. “Esse é o primeiro livro no tópico e traz novas perspectivas para ajudar pacientes psiquiátricos usando ferramentas digitais, remotamente, com muita sintonia com a política de Saúde Digital do Ministério da Saúde”, ressalta o professor Flavio Kapczinski. A publicação aborda o potencial, as limitações e as recomendações para o cenário atual.

Os autores sintetizam a literatura existente sobre a validade das tecnologias digitais de saúde, incluindo aplicativos para smartphones, sensores, chatbots e telepsiquiatria para transtornos de saúde mental. Eles também observam que coletar informações biológicas em tempo real geralmente é melhor do que apenas coletar formulários preenchidos, e isso também atenuará problemas relacionados ao viés de memória em consultas clínicas. A obra ajudará médicos e pesquisadores, especialmente psiquiatras e psicólogos, a definir medidas e determinar como testar aplicativos ou utilidade, viabilidade e eficácia para desenvolver um consenso sobre confiabilidade. A obra é editada  pelos professores do HCPA e UFRGS, Flavio Kapczinski e Ives Cavalcante Passos, e pelo pesquisador Francisco Diego Rabelo-da-Ponte. O  Digital Mental Health está disponível no site da Springer.  
A Estratégia de Saúde Digital do Ministério da Saúde está disponível no link (https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategia_saude_digital_Brasil.pdf ).