Início do Conteúdo

Em 17 de novembro, é celebrado o Dia Internacional de Prevenção de Lesão por Pressão, que é um dano na pele e/ou em tecidos moles subjacentes, geralmente sobre proeminências ósseas ou relacionado ao uso de dispositivos de saúde em pessoas que têm algum grau de limitação de movimentação. As LPs são consideradas um evento adverso da assistência à saúde que, na maioria das vezes, pode ser evitado.

Esse tipo de lesão aumenta o desconforto do paciente, causa ou agrava a dor, aumenta o risco de infecções e está atrelada ao aumento no tempo de internação do paciente, repercutindo na família e onerando os custos institucionais. Há também impacto no aumento da carga de trabalho da equipe assistencial e, após a alta hospitalar, na demanda dos familiares. Portanto, a prevenção é a melhor estratégia para garantir a excelência do cuidado. Prova disso é que a redução nas taxas de LP é a sexta meta do Programa Nacional de Segurança do Paciente.  

No HCPA, a Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas (CPTF) atua junto às equipes assistenciais, presta consultorias e propõe capacitações periódicas para reforçar a importância de cada membro da equipe multidisciplinar na prevenção de LP e nos cuidados com a pele. Nesse sentido, lançou o curso EAD Prevenção de lesão por pressão, voltado aos profissionais do hospital. Entre as ações que impactam na prevenção, destacam-se:

orientacoes_lesao_por_pressao.png

 

Além disso, promoveu neste ano atividades como:

- Criação do projeto Guardiões da Pele, com a adesão de enfermeiros e técnicos de enfermagem para otimizar os cuidados com a pele e a prevenção de lesões, qualificando a assistência aos nossos pacientes.

- Promoveu cursos de aprimoramento para as consultoras do CPTF em Terapia a Laser de Baixa Potência.

- Promoveu atualização na técnica de desbridamento.

- Promoveu a II Jornada de Enfermagem em Prevenção e Cuidados de Feridas, evento aberto à comunidade interna e externa.

A comissão destaca que cuidar da pele é um trabalho minucioso, que envolve a responsabilização e o comprometimento de todos os membros da equipe para que a prevenção possa ser efetiva. Por isso, todos são responsáveis pelo uso do conhecimento e dos recursos que a instituição oferece, assim como pelo bem-estar dos pacientes.