Início do Conteúdo

Na véspera do Dia das Crianças, os super-heróis foram convocados para uma grande missão: visitar as crianças em atendimento no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). E, para essa importante tarefa, até a chegada deles foi inesquecível. Batman, Homem Aranha, Capitão América, Ladybug e Homem de Ferro desceram de rapel a fachada externa do prédio principal da instituição e encantaram os pequenos que aguardavam ansiosos na unidade de internação, nos andares 9º e 10º. Atualmente, há 88 pacientes nas alas pediátricas.  

Com os olhinhos vidrados nas janelas, alguns puderam chegar bem perto e interagir com os alpinistas vestidos com a roupa dos personagens. Foi a primeira vez que a ação ocorreu no hospital, viabilizada pela M.A. Alpinismo Industrial, empresa que realizou voluntariamente a atividade com o apoio das equipes multiprofissionais que atuam na Pediatria. Para esse grande momento, teve quem veio caracterizado. 

Gustavo Coelho dos Santos, 6 anos, e Brayan Gabriel Heck, 8 anos, vestiram-se de Batman para esperar pelo personagem favorito. “Gosto mais dele. Foi muito legal”, contou Brayan. Já a mãe de Gustavo, Daiane Machado Coelho, diz que o filho estava ansioso pelo encontro: “ele foi dormir realizado, contando os minutos para hoje”. Teve também fã do Homem Aranha, como a Manuela Rodrigues Costa, 4 anos, que gosta dele por causa da sua teia. Depois de descerem a fachada, os heróis foram até a unidade para tirar fotos com as crianças e entregar presentes arrecadados pela instituição. 

Além da diversão, iniciativas como essas têm poder terapêutico. Elas ajudam a descontrair tanto os internados quanto familiares e equipe assistencial. “Muitas crianças ficam no hospital por longo período e outras ficam muito assustadas durante a internação. Ações assim criam um novo ânimo e, certamente, contribuem para uma recuperação mais rápida. Para os acompanhantes, são momentos muito importantes para relaxar e brincar com seus filhotes”, avalia Sandra Machado, chefe do Serviço de Pediatria.

A opinião é compartilhada pelo Chefe da Unidade Internação Pediátrica, Guilherme Guaragna Filho, que destaca a importância de manter o espírito da infância e tirar o foco do tratamento. “É um momento para manter a magia de ser criança apesar de todo quadro clínico, que às vezes pode ser complexo”.

22-10-11_chegada_de_alpinistas_super-_herois_8.jpg