Início do Conteúdo

O Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto - Elsa - Brasil inicia neste dia 30 de agosto a quarta onda de entrevistas e exames. O trabalho, iniciado em 2008, acompanha regularmente pessoas de 35 a 74 anos para avaliar questões como diabetes, doenças cardiovasculares, hábitos alimentares, prática de atividade física, depressão, declínio cognitivo e outras. Além das consultas presenciais, há um monitoramento anual via telefone. O Hospital de Clínicas de Porto Alegre é um dos centros-sede do estudo, com cerca de dois mil participantes.

O estudo permite um recorte robusto das associações entre as doenças crônicas e fatores biológicos e comportamentais. “Desde a primeira onda mantemos alta adesão dos participantes, superior a 85% na última fase de exames e entrevistas, e superior a 90% nas ligações telefônicas anuais. Isso é muito importante e nos permite evoluir na exploração de diferentes aspectos da saúde, incluindo questões como a demência e a depressão, por exemplo”, explica uma das coordenadoras do Elsa no HCPA, a professora Maria Inês Schmidt.

Atualmente não está ocorrendo a inclusão de novos voluntários na pesquisa. O mesmo grupo é acompanhado desde a primeira onda. As informações atualizadas sobre o estudo, incluindo suas mais de 400 publicações, estão no site http://elsabrasil.org/

 

65399447-f58a-4bb2-8c3a-d3e78b0a94fb_copia_1.jpg