Início do Conteúdo

A campanha global Salve Vidas: higienize suas mãos, lançada em 2009, é celebrada anualmente em 5 de maio – data definida como Dia Mundial da Higiene das Mãos –, com o objetivo de conscientizar e dar visibilidade a esse tema.

A higienização das mãos é uma das medidas mais importantes para a prevenção da transmissão de microrganismos. As infecções relacionadas à assistência, em países desenvolvidos, representam cerca de 5% a 10% das internações hospitalares e, nos países em desenvolvimento, podem chegar a mais de 25%.

A correta higienização das mãos deve ocorrer em 5 momentos específicos:

  • Antes de tocar o paciente.
  • Antes da realização de procedimento limpo/asséptico.
  • Após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções.
  • Após tocar o paciente.
  • Após tocar superfícies próximas ao paciente.

O Hospital de Clínicas define as práticas de higiene de mãos para a instituição que seguem as diretrizes preconizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Organização Mundial de Saúde (OMS). As taxas de adesão a estas medidas começaram a ser monitoradas em 2005 e, em 2008, o HCPA, juntamente com outros 4 hospitais do país, foi incluído no programa Aliança Mundial para Segurança do Paciente

A higiene das mãos (com álcool gel ou com sabonete líquido e água) reduz a propagação de patógenos e previne infecções, incluindo a ovid-19. Assim, tanto os profissionais de saúde, quanto a comunidade podem desempenhar um papel importante na prevenção das infecções, praticando a higiene frequente das mãos e salvando vidas.