Início do Conteúdo

 A segunda etapa do mutirão realizado em parceria pelo Serviço de Oftalmologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Ministério Público do Rio Grande do Sul, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, acontece neste sábado, dia 2 de outubro. A ação beneficiará crianças carentes que estão na fila do SUS e foram selecionadas pelo sistema de regulação de consultas da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre. O apoio é da Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul (Sorigs). 

O exame de olhos é aquele que dilata as pupilas e avalia a saúde de todas as estruturas oculares. Conforme necessidade, podem ser realizados outros exames mais especializados. “A verificação da necessidade de óculos é apenas o princípio de uma consulta completa que deve ter a qualidade de identificar possíveis doenças oculares ou o risco de aquiri-las”, explica a coordenadora da iniciativa, a médica oftalmologista Patrícia Ioschpe Gus. 

“Com o uso de eletrônicos e poucas horas diárias ao ar livre, o que se acentuou durante a pandemia, a atual geração de crianças e adolescentes apresenta aumento significativo na incidência de miopia. Essa condição predispõe a outras patologias oftalmológicas na vida adulta”, ressalta a professora Diane Marinho.

O HCPA continuará acompanhando os jovens que necessitarem. O Centro de Olhos do Rio Grande do Sul e o Instituto Ivo Correa Meyer também realizarão atendimentos.