Início do Conteúdo

O New England Journal of  Medicine Catalyst Innovations in Care Delivery publicou artigo produzido pela equipe do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) relatando como se deram as etapas de organização da Enfermaria Covid do HCPA. Com as diferentes fases da pandemia, profissionais - e estruturas - tiveram de se adaptar para atender a pacientes cada vez mais graves, com quadros que, usualmente, seriam atendidos em Centros de Tratamento Intensivo.

Hospital de referência para casos da covid desde o início da pandemia, o  Clínicas  aumentou o número de leitos críticos, chegando a dedicar 135 exclusivamente para a doença. Ainda assim, as admissões ultrapassaram a capacidade operacional e os pacientes críticos tiveram que ser tratados fora da UTI. A equipe da enfermaria, em sintonia com outras lideranças do hospital, desenvolveu um modelo flexível que pudesse se expandir e contrair, de acordo com a necessidade. Foram implementadas melhorias no monitoramento dos pacientes, na comunicação entre setores, treinamento e consultoria em suporte ventilatório não invasivo e integração assistencial.

O Chefe do Serviço de Medicina Interna, professor José Miguel Dora, ressalta que o resultado é um trabalho de muitos, feito para outros tantos. A atuação integrada interdisciplinar, a mobilização de equipamentos de outras áreas, além da contratação de mais profissionais foram fatores decisivos no processo. 

O artigo How a Brazilian Hospital Developed a Covid-19 Ward System to Mitigate Limited ICU Availability é de autoria de Mariana Rangel-Ribeiro Falcetta, Dimitris Varvaki Rados e José Miguel Dora, está disponível no NEJM Catalyst.