Início do Conteúdo

O Biobanco Covid-19 é um projeto multidisciplinar do Hospital de Clínicas de Porto Alegre desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Pós-Graduação (GPPG), que extrai e gerencia registros hospitalares sobre a covid-19 desde o início da pandemia no HCPA, a fim de fornecê-los para pesquisas na instituição. Atualmente, são contempladas informações clínico-epidemiológicas referentes a todos os pacientes testados para covid no hospital, associada a uma coleção de materiais biológicos (swab nasal, soro e DNA). Clique aqui para acessar o hotsite.

Assim como as demais pesquisas feitas na instituição, os projetos relacionados à covid seguem o fluxo padrão, ou seja, os projetos devem ser submetidos ao sistema AGHUse Pesquisa e à Plataforma Brasil. Após essas submissões, a aprovação final é realizada pelo GPPG.

Como referenciar
A citação e referência das informações e/ou materiais utilizados será feita através do número D.O.I (Digital Object Identifier). Em breve esse número estará disponível no site.

Como solicitar
1) Dados clínicos-epidemiológicos
Como funciona a solicitação de dados clínicos
Como solicitar uma query de dados clínicos via Qualitor

2) Amostras biológicas
A solicitação de uso das amostras biológicas deve ser feita via e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) para avaliação pelo Comitê Gestor. Uma vez aprovada, a liberação ocorre após contato com a área operacional, que disponibilizará as alíquotas para o pesquisador.