Início do Conteúdo

Um fim de semana antes do Carnaval, a equipe assistencial do Hospital de Clínicas realizou cinco transplantes de órgãos. Para realizar esses procedimentos, por exemplo, 117 pessoas tiveram que doar sangue para que as operações fossem feitas com segurança.

Graças ao estoque equilibrado com a doação dos últimos dias, especialmente, por causa da mobilização dos funcionários do HCPA, foi possível fazer as cirurgias e dar uma nova chance de vida a estas pessoas. Entre os pacientes beneficiados, dois transplantaram fígado, um coração, um pulmão e outro rim.

Após esses procedimentos, entretanto, alguns tipos de sangue estão com nível crítico. Além disso, outro fator preocupante é a aproximação do feriado de Carnaval, quando as doações tendem a cair e a demanda por sangue aumentar. Por isso, o Banco de Sangue solicita reforço nas doações nesta semana.

Para doar, basta escolher o melhor dia e horário, neste link. O horário de funcionamento do Banco de Sangue é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábados, das 8h às 12h.