Início do Conteúdo

 No dia 15 de julho aconteceu a primeira alta do CTI de um paciente infectado pelo coronavírus que recebeu tratamento de ECMO no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. A técnica fornece oxigênio através de equipamentos extracorpóreos, é extremamente avançada e exige profissionais altamente capacitados. O Clínicas é pioneiro no Sul do país neste procedimento para casos da covid-19.

Conforme o coordenador do programa de ECMO do HCPA, professor Mauricio Saueressig, a técnica já foi utilizada em quatro pacientes infectados ao coronavírus. “É um momento muito feliz, em que toda equipe multidisciplinar foi fundamental para chegar a este resultado. Temos a capacidade de realizar este atendimento. É a mais alta tecnologia ao alcance da população”, ressalta. 

O próprio Clínicas vinha financiando o programa com recursos próprios para outros atendimentos. “Os custos são bastante altos e agora, com a pandemia, estamos recebendo verbas federais e de pesquisa para casos covid”, complementa Saueressig.

Nos últimos dias, uma equipe do HCPA se deslocou até Rio Grande para buscar um paciente adulto que necessitava de ECMO e profissionais da Cirurgia e Medicina Intensiva Pediátrica, liderados pela professora Tais Sica da Rocha, realizaram o tratamento em uma criança.

Na prática, o aparelho funciona como se fosse os pulmões dos pacientes, através de membranas extracorpóreas de oxigenação. São necessários médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e, principalmente, perfusionistas altamente especializados para operar os equipamentos e atender aos pacientes.