A noite do dia 18 de fevereiro foi de celebração para 244 residentes médicos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Eles avançaram mais uma etapa em suas carreiras, conquistando o diploma de especialistas. “O momento é de orgulho para todos. Hoje vocês estão concluindo um ciclo de formação sólida, levando para sempre a marca HCPA e os ensinamentos de cada professor”, enfatizou a diretora-presidente do Clínicas, Nadine Clausell. A professora ainda lembrou do discurso de 2019. “No ano passado, falei aqui do cenário indefinido para nossa instituição. Também disse que iríamos trabalhar muito para superar a fase ruim e, aos poucos, estamos avançando”.
A coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme), professora Helena Corleta, lembrou que o HCPA forma centenas de médicos residentes, divididos em mais de 60 especialidades. “Este é um momento em que dividimos orgulho e alegria pela conquista. Não é fácil concluir essa etapa, mais difícil ainda é conseguir entrar em uma intuição padrão ouro como o HCPA para realizar a residência. Vocês conseguiram. Estão de parabéns”. Ela agradeceu aos formandos pelas contribuições e pela experiência compartilhada durante esse período. “Sem dúvida, foi uma vivência de aprendizados e conquistas. Sintam-se orgulhosos”, completou.
A presidente da Associação dos Médicos Residentes do Hospital de Clínicas, Pauline Elias Josende, destacou a formação integral dos profissionais. “Daqui levam muito mais que o conhecimento técnico, fazer consultas e ver exames; levam lições para a vida e formação humanizada. Só conhece o caminho quem o percorreu”, citou. O reitor da UFRGS, professor Rui Vicente Oppermann, salientou que os residentes carregam consigo um título sólido. “Pelo seu esforço de comprometimento, o HCPA é referência no Brasil e fora. E a nossa universidade pública foi escolhida pela oitava vez a melhor do Brasil. Vocês estão muito capacitados para prestar um excelente serviço à sociedade”.
Estiveram presentes na mesa, ainda, o diretor médico do HCPA, professor Milton Berger; diretora da Faculdade de Medicina da UFRGS (Famed), professora Lúcia Kliemann ; o coordenador do Grupo de Ensino, professor José Geraldo Lopes Ramos; e o presidente da Fundação Médica do Rio Grande do Sul, professor Fernando Gomes.
Confira a cobertura fotográfica neste link.