Início do Conteúdo

Nos dias 31 de maio e 1º de junho, aconteceu a 3ª Jornada de Psicologia Hospitalar do HCPA. Na edição deste ano, a comunicação e a transversalidade no contexto hospitalar foram o tema central. Conforme a coordenadora do evento, Desirée Bianchessi, estudos apontam que as falhas na comunicação são os principais fatores que podem levar a erros assistenciais, eventos adversos e diminuição da qualidade do cuidado.  “A comunicação é fundamental para um cuidado seguro”, afirmou ela durante a abertura do evento.

Abrindo a programação científica, a professora Marisa Eizirik abordou os ditos e não-ditos nas relações, no contexto hospitalar. “As instituições de saúde são locais de manifestações de sentimentos. Quem cuida, pode ter angústias que se derramam para os colegas”, esclareceu. Para a palestrante, no entanto, o sentimento de pertencer a uma instituição da qual podemos nos orgulhar e contribuir para a saúde da população são elementos que permitem tornar a convivência institucional possível e prazerosa.

Na sequência, atividades trataram da comunicação multiprofissional na Emergência; na alta complexidade; e nas notícias difíceis para paciente e família.

 iii jornada de psicologia 31.05 5

iii jornada de psicologia 31.05 12

iii jornada de psicologia 31.05 22

iii jornada de psicologia 31.05 36