Início do Conteúdo

destaque da pesquisa2

Pesquisar é ajudar a traçar os rumos para o futuro. É empenhar tempo, esforços e talento na busca de avanços e de inovação. No último Destaque da Pesquisa deste ano, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) apresenta dois trabalhos com colaboração internacional, publicados em periódicos de alto impacto. Ambos tratam da relação entre Genética e Psiquiatria, com a participação de profissionais do Programa de Déficit de Atenção e Hiperatividade (ProDAH), que celebra 20 anos de atividades em 2018.

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) atinge 5% das crianças e 2,5% dos adultos no mundo. Um estudo publicado na Revista Nature Genetics confirmou a incidência de fatores genéticos que contribuem para o desenvolvimento do distúrbio. A pesquisa foi desenvolvida em parceria com um consórcio internacional. Foi realizada uma varredura genômica em amostras de mais de 20 mil indivíduos diagnosticados e um grupo controle de 35 mil pessoas saudáveis, apontando 12 regiões do genoma associadas à doença. Os trabalhos tiveram participação do coordenador do ProDAH, professor Luis Augusto Rohde, do chefe do Serviço de Psiquiatria do HCPA, professor Eugenio Grevet, e do professor do Departamento de Genética da UFRGS e pesquisador HCPA Claiton Bau.

Outro projeto mundial com participação dos professores Eugênio Grevet e Claiton Bau, conduzido pelo BrainStorm Consortium, foi divulgado na Revista Science e avaliou uma amostra com mais de um milhão de indivíduos. Os achados mostraram que doenças psiquiátricas mais prevalentes, como TDAH,  transtorno bipolar, depressões graves e esquizofrenia  compartilham fatores genéticos em comum, enquanto nas doenças neurológicas isso não ocorre.

Artigo Discoveryof the first genome-wide significant risk loci for attentiondeficit/hyperactivity disorder, com participação de Luis Augusto Rohde, Eugenio Grevet e Claiton Bau, publicado na Revista Nature Genetics. 

Artigo Analysisof shared heritability in common disorders of the brain, com participação de Eugenio Grevet, e Claiton Bau, publicado na Revista Science. 

* Para o mês de dezembro, o critério de escolha foi: publicações de estudos colaborativos internacionais em periódicos de alto fator de impacto.