A gestão multidisciplinar do cuidado pode trazer mais qualidade de vida e melhor atendimento ao paciente com doença renal crônica e pensando nisso o Hospital de Clínicas promoveu o I Simpósio Multidisciplinar em Nefrologia nos dias 25 e 26 de novembro. No primeiro dia de evento, foram oferecidos dois cursos: Cuidados na manutenção da patência do acesso vascular para hemodiálise e Núcleo de segurança do paciente em uma Unidade de Diálise.
Já o segundo dia foi dedicado a conferências, palestras, colóquios, sessão de perguntas e respostas e mesas-redondas, que contaram com a participação do público. Uma das presenças ilustres, a conferencista Olvani Martins da Silva, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), falou sobre o dialisador capilar reutilizado e de uso único em hemodiálise. O novo protocolo de tratamento conservador estendido na doença renal crônica, que prevê outras possibilidades de manter o paciente sem diálise, foi um dos temas atuais debatidos no simpósio. Outros assuntos, como educação multidisciplinar, acesso vascular, hemodiálise e transplante renal também foram foco do simpósio.
Outro momento interessante do evento foi o compartilhamento da experiência de alguns pacientes que participam desde o começo do Programa de Transplante Renal e do Grupo de Pacientes Pré-dialíticos do HCPA, que deram seus depoimentos sobre as orientações recebidas pelos profissionais da saúde.