Início do Conteúdo

 

A gestão multidisciplinar do cuidado pode trazer mais qualidade de vida e melhor atendimento ao paciente com doença renal crônica e pensando nisso o Hospital de Clínicas promoveu o I Simpósio Multidisciplinar em Nefrologia nos dias 25 e 26 de novembro. No primeiro dia de evento, foram oferecidos dois cursos: Cuidados na manutenção da patência do acesso vascular para hemodiálise e Núcleo de segurança do paciente em uma Unidade de Diálise.

Já o segundo dia foi dedicado a conferências, palestras, colóquios, sessão de perguntas e respostas e mesas-redondas, que contaram com a participação do público. Uma das presenças ilustres, a conferencista Olvani Martins da Silva, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), falou sobre o dialisador capilar reutilizado e de uso único em hemodiálise. O novo protocolo de tratamento conservador estendido na doença renal crônica, que prevê outras possibilidades de manter o paciente sem diálise, foi um dos temas atuais debatidos no simpósio. Outros assuntos, como educação multidisciplinar, acesso vascular, hemodiálise e transplante renal também foram foco do simpósio. 

Outro momento interessante do evento foi o compartilhamento da experiência de alguns pacientes que participam desde o começo do Programa de Transplante Renal e do Grupo de Pacientes Pré-dialíticos do HCPA, que deram seus depoimentos sobre as orientações recebidas pelos profissionais da saúde.

Mesa de abertura

Palestra de Olvani

csp 0254

csp 0261

Palestra com Eneida Rabelo da Silva

Palestra com Cristina Karohl