Início do Conteúdo

Depois de 11 anos utilizando uma prótese de quadril, Sônia Castro de Lima teve de retirá-la devido a complicações que estavam afetando sua saúde. O procedimento, realizado há pouco mais de um ano no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), deixou a aposentada com a sensação de que sua perna direita estava “solta”, o que limitava seus movimentos e lhe causava dores. No entanto, o desenvolvimento de um protótipo de órtese pela fisioterapeuta do hospital Livia Lobel Da Luz, juntamente com o engenheiro Paulo Roberto Sanches e o médico fisiatra Vinicius Atrib Amantea, deu à Sônia a possibilidade de voltar a fazer algo que ela sempre gostou: participar de eventos esportivos. Depois de caminhar 5 quilômetros na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, em agosto, Sônia se prepara agora para a Meia Maratona de Goiânia. “Pra mim é uma superação. Depois que tirei a prótese, pensei que ficaria em casa, esquecida. Queria minha prótese de volta. Então quando tive a possibilidade de experimentar o protótipo da órtese desenvolvida no hospital, não pensei duas vezes. Fui para o evento no Rio de Janeiro e disse pra mim mesma: vou mostrar que estou viva!”, conta.

O protótipo da órtese de quadril foi desenvolvido no projeto do Mestrado Profissional em Pesquisa Clínica do HCPA de Livia (orientado por Sanches) e confeccionado pela equipe de Costura do Clínicas. O modelo foi baseado na biomecânica da lesão gerada pela retirada da prótese e em modelos comerciais de órteses estabilizadoras de quadril do mercado internacional, uma vez que não existe no mercado nacional este dispositivo. Confeccionada em tecido neoprene e faixas elásticas, a órtese auxilia no alinhamento do membro e facilita o movimento durante a marcha. “A proposta foi melhorar a funcionalidade, visando a autonomia, independência e qualidade de vida da Sônia”, conta a fisioterapeuta.

Mesmo não sendo considerada uma invenção, a órtese já teve o pedido de patente registrado como modelo de utilidade e, no futuro, poderá auxiliar muitos outros pacientes como Sônia.

Sônia com a equipe da Costura

Sônia na maratona

Crédito da foto: Foco Radical