Início do Conteúdo

Está disponível o Relatório Integrado de Gestão (RIG) 2023 do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), documento oficial que contém os indicadores de saúde, científicos, econômicos, sociais e de sustentabilidade da instituição ao longo do ano. O RIG traz os desafios, avanços e conquistas do HCPA, além de atender a determinações legais e ser um instrumento de prestação de contas para a sociedade. Ele pode ser acessado neste link.

De acordo com o anuário, houve crescimento na maioria dos indicadores de Assistência, Ensino e Pesquisa. Também foi registrado aumento de 27% no número de transplantes, 5% em procedimentos e cirurgias e 3% de consultas em relação a 2022. Foram criados dois novos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia: o de Doenças Raras (InRaras) e da Biologia do Câncer InfantiI e Oncologia Pediátrica (BioOncoPed). No Ensino, destaque para a inauguração do Centro de Simulação, em parceria com a UFRGS e apoio da Fundmed. 

A diretora-presidente, Nadine Clausell, afirma que o período foi marcado por conquistas importantes: “Inauguramos espaços que permitem ampliar a capacidade de atendimento, atual e futura, remodelamos e modernizamos áreas, qualificando estruturas voltadas à Assistência, ao Ensino e à Pesquisa, investimos em tecnologias para prestarmos serviços de ponta e ampliamos o quadro de funcionários para atender a todos os avanços que ocorreram”.

O RIG está organizado em sete grandes áreas: Visão geral da organização, Riscos, oportunidades e perspectivas, Governança, estratégia e desempenho, Áreas de gestão, Sustentabilidade, Relação com a sociedade e Informações contábeis. 

O Relatório foi elaborado por um grupo de trabalho multiprofissional liderado pela Coordenadoria de Comunicação, formado por integrantes de nove diferentes áreas. Ao longo dos próximos dias, mais materiais serão publicados no site e nas redes sociais do HCPA com os principais pontos do RIG.

 

capa_1920_x_1080.png