O diretor-presidente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Brasil Silva Neto, foi condecorado como Grande Oficial na Ordem Nacional do Mérito Educativo do Ministério da Educação. Ele participou de cerimônia realizada nesta sexta-feira (14) com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Educação, Camilo Santana. A honraria, uma das maiores concedidas no país, foi entregue a personalidades brasileiras e estrangeiras que tenham se distinguido por serviços excepcionais prestados à Educação.
“Reputo totalmente o mérito desta distinção ao HCPA e a todas as pessoas que compõem este gigantesco hospital, uma instituição de grandes serviços prestados ao ensino e à educação do nosso país. Um hospital de grandes feitos, que é o melhor hospital público da América Latina e o único hospital do Brasil acreditado pela JCI como Centro Médico Acadêmico. O grande mérito educativo é do HCPA, sua gente e sua história”, declarou Silva Neto.
Na abertura da solenidade, Santana afirmou que “todos que estão aqui fazem parte da história da educação no país, cada um contribuindo na sua área, nesse esforço coletivo transformador do país. Que essa honraria inspire cada vez mais caminhos para um Brasil mais humano e educado”. A homenagem foi entregue a mais de 200 pessoas divididas em cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
Na fala de encerramento, Lula ressaltou: “tudo que a gente possa fazer para homenagear, premiar e condecorar as pessoas ligadas à educação é pouco pela importância que a educação tem no nosso país”. O evento, promovido no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF), integrou a comemoração dos 95 anos do MEC.
As nomeações e promoções da Ordem são feitas por decreto do presidente, mediante proposta do ministro da Educação, após parecer favorável do Conselho da Ordem Nacional do Mérito Educativo. A honraria foi criada em 1955 e regulamentada pelo Decreto nº 4.797/2003.
Silva Neto assumiu em julho de 2024 a presidência do Clínicas, após atuar como diretor médico de 2021 a 2024. Médico urologista, desde 2009 é professor associado do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Cirúrgicas. Também foi chefe do Departamento de Cirurgia da Famed/UFRGS e é membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia. No HCPA, atua desde 2003, tendo sido chefe do Serviço de Urologia e adjunto-cirúrgico da Diretoria Médica.



















