Início do Conteúdo

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre recebeu, nesta terça-feira (24), representantes do Ministério da Saúde como parte da estratégia de fortalecimento das relações institucionais com o poder público. Participaram da visita a superintendente do Ministério no Rio Grande do Sul,  Maria Celeste Silva, e o coordenador de Transferência de Recursos, Luís Carlos Ferreira.

visita_-_superintendencia_ministerio_da_saude-rs_3.jpg

A comitiva conheceu áreas assistenciais e projetos do hospital, reconhecido como referência nacional em alta complexidade. O Clínicas é líder no Rio Grande do Sul nesse tipo de atendimento, respondendo por cerca de 10% do total realizado no estado. No âmbito do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (Faec), o Clínicas é responsável por aproximadamente 15% dos atendimentos, índice muito superior ao das demais instituições.

Durante a visita, a diretora administrativa,  Ana Paula Coutinho, apresentou a estrutura do hospital e reforçou o alinhamento das ações do HCPA com as políticas públicas do Ministério da Saúde, destacando o compromisso com a qualidade, a segurança e a inovação no cuidado aos pacientes.

O diretor-presidente do HCPA, professor Brasil Neto, ressaltou a importância da parceria com o Ministério e destacou planos de expansão da assistência. “Temos projetos importantes em andamento, como a estruturação do nosso Centro Integrado de Oncologia (Cionco), que vai ampliar a oferta de tratamentos oncológicos de alta complexidade. Também estamos atentos à necessidade de reforçar a capacidade de atendimento na rede pediátrica e apresentamos nosso projeto de expansão da Hemodialise”, afirmou.

Brasil Neto também lembrou que o HCPA mantém, há mais de três décadas, atendimentos de procedimentos eletivos em três turnos para o SUS na instituição, como forma de garantir acesso e agilidade na assistência hospitalar.