Bolo, palmas e balões fizeram parte da comemoração dos dois anos do Centro de Simulação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) nesta sexta-feira (21). A estrutura, no Bloco C do hospital, é o local onde são feitos os treinamentos dos estudantes de Graduação da área da saúde. Equipado com simuladores de alta tecnologia, ele permite que os alunos vivenciem as situações complexas com que vão se deparar ao ingressarem na vida profissional. Somente no último ano, foram realizadas 480 atividades que oportunizaram treinamentos variados a 4.083 pessoas, entre estudantes, professores e contratados - envolvidos com os treinamentos.
O Centro conta com simuladores de alta tecnologia e alto custo para cirurgia videolaparoscópica, cirurgia robótica e treinamento de ultrassonografia, entre outros equipamentos. “Com certeza esse é o Centro de Simulação melhor equipado do Brasil entre os hospitais públicos”, garantiu a Diretora de Ensino do HCPA, Luciana Stefani. “A estrutura, a disposição e o empenho dos docentes para o desenvolvimento deste trabalho é enorme. É importante traduzir isso em estímulo para os nossos alunos”, complementou o diretor-presidente, Brasil Silva Neto.
Além do parabéns, o aniversário foi comemorado com uma palestra sobre Gamificação e aprendizagem, do professor Paulo Ricardo Gois, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). A gamificação é um método de aprendizagem baseado no uso de jogos, que melhoram a motivação e o processamento das informações por parte dos alunos. Os professores, contratados e alunos que se inscreveram na atividade puderam participar de uma oficina no simulador Harvey, que simula o exame físico cardiológico.