A manhã de sol estimulou quem foi ao Parque da Redenção participar da 4ª Caminhada dos Transplantados, promovida pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) neste sábado, 30. Cerca de 650 pessoas saíram do Monumento do Expedicionário e percorreram aproximadamente 1,5km dentro do Parque da Redenção. Os que já foram transplantados celebraram a segunda chance que receberam e procuraram sensibilizar a população sobre a importância de ser doador de órgãos e tecidos. O analista de sistemas Edgar Nunes, de 60 anos, fez um transplante renal há dez. “Esse transplante significou o meu renascimento. Sou eternamente grato à família e à pessoa que faleceu e me deu essa oportunidade de eu estar vivo” agradeceu.
A Caminhada reuniu várias equipes do Hospital. Os profissionais da Educação Física conduziram o aquecimento antes da caminhada. Já o grupo da Psicologia ficou disponível para conversar com os participantes. Também foram oferecidos serviços de medição de pressão e glicose. Já na banca do Colégio Notarial do estado foi possível saber como registrar a vontade de ser doador.
De janeiro a outubro deste ano o Clínicas realizou 391 transplantes. “São histórias de vida transformadas”, disse o diretor-presidente do HCPA, Brasil Silva Neto. “Esse é um evento que congrega uma atividade externa, de estímulo à saúde - porque a base da saúde é a prevenção -, mas também o registro da outra ponta, que a gente precisa de atendimento de saúde de alta complexidade. Estamos fazendo a conscientização, congregando e unindo forças para aumentar a possibilidade de doação de órgãos e consequentemente da realização de transplantes”, finalizou. Desde 1974, já foram realizados mais de 10 mil procedimentos no HCPA.
De janeiro a outubro de 2024:
Coração:7
Córnea:153
Fígado adulto: 16
Fígado Infantil: 13
Rim:132
TMO: 63
Pulmão: 7
A ação contou com o apoio de Unimed Porto Alegre, Zaffari, Associação Brasileira de Transplantados, VIAVIDA, Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, Unicred, EMS Pharma, Semexetx, Liga de Transplantes de Órgãos UFRGS, Fundação Médica, Associação Brasileira de Córnea e Banco de Tecidos, Colégio Notarial do Brasil, Alora e Adriana Jung - Consultora de Beleza.