Início do Conteúdo

 

Em 2021, o Banco de Leite Humano do HCPA passou a utilizar o leite excedente concedido pelas lactantes com seus filhos internados no hospital para atender os recém nascidos da Neonatologia que necessitam. O volume, porém, ainda não é o suficiente  para atender toda a demanda. Por isso, o Clinicas convida mais mulheres de fora do Hospital a se tornarem doadoras.

Cada litro de leite materno pode alimentar até dez recém nascidos por um dia. Além de contribuir com a saúde dos bebês, a doação é positiva para as mães, pois ajuda a evitar o ingurgitamento mamário, enchimento excessivo das mamas, que ocasiona dores. 

Neste mês, celebra-se o Agosto Dourado, que discute a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada simboliza o padrão ouro de qualidade do leite materno. Segundo France Bégin, conselheiro de nutrição da Unicef, se todos os bebês fossem alimentados com nada além do que leite materno do momento em que nasceram até os seis meses de idade, mais de 800 mil vidas seriam salvas todo ano.

Para doar é necessário realizar um cadastro, ter produção de leite materno excedente às necessidades do seu filho, ser saudável e apresentar a sua carteira de pré-natal para avaliação dos exames sorológicos. Acesse neste link, o vídeo educativo com orientações sobre ordenha, armazenamento e transporte seguro de leite humano.

Importante:  Todo o leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado. Quer ser doadora?

 

Fale conosco

Telefone: (51) 3359.8161

Whatsapp: (51) 99992.7038

Horário de funcionamento: Diariamente, das 7h às 22h30 (inclusive finais de semana e feriados)

Banco de Leite Humano (BLH) Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 11° andar

 

card banco de leite humano