Início do Conteúdo

A pandemia mudou rotinas e acarretou a diminuição dos atendimentos presenciais de saúde em todo o mundo. Para suprir a necessidade de seus pacientes, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) investiu na organização interna, pensando especialmente nos pacientes SUS do interior. Esta semana, a instituição chegou a 100 mil consultas remotas, também chamadas de teleconsultas, uma marca que evidencia a capacidade de adaptação da instituição.

Em 2021, foram realizadas em média 8 mil teleconsultas ao mês, que se somam às mais de 52 mil feitas durante 2020. Em paralelo, foram sendo realizadas melhorias constantes no aplicativo Meu Clínicas, que o HCPA disponibiliza aos pacientes e permite acesso direto a receitas e laudos, entre outras funcionalidades que contribuem para o qualificar as teles. “É um processo contínuo, que está em permanente evolução. O benefício é enorme, em especial se pensarmos em pacientes do interior, que antes tinham de se deslocar para questões simples como pegar receitas, e ficará incorporado para sempre nas práticas do hospital”, explica o chefe do Serviço de Ambulatório, professor Roberto Umpierre.

assistencia teleconsulta 2 1

Cada consulta é adequada de acordo com a realidade dos pacientes, considerando as dificuldades que muitos enfrentam para ter acesso à banda larga ou a baixar aplicativos de celular, por exemplo. Assim, grande parte é feita por telefone, mas utiliza-se também chamadas de vídeo pelo WhatsApp e Google Meet. “Agora estamos organizando um sistema com salas de espera virtuais, garantindo melhor aproveitamento do tempo da equipe de saúde e potencializando os atendimentos”, ressalta Umpierre. 

As primeiras iniciativas pontuais no HCPA iniciaram em março de 2020 e ganharam mais estrutura com a instalação de uma sala específica, com 12 estações de trabalho, em julho do ano passado. Uma das especialidades que mais utiliza as consultas remotas é a Psiquiatria, que costuma realizar os atendimentos presenciais na Zona 7 do HCPA. No local, em 2021, todas as oito salas de atendimento foram transformadas em salas ambulatoriais híbridas equipadas com câmeras e fones de ouvido, conciliando ambas modalidades de atendimento, dando mais agilidade na assistência prestada.