Início do Conteúdo

 A tese intitulada Efficacy of a mindfulness-based intervention for treating adults with generalized anxiety disorder da autoria de Marianna de Abreu Costa, orientada pela professora Gisele Gus Manfro, recebeu menção honrosa no Prêmio Tese da Capes 2021.

Marianna, atualmente pós-doutora do HCPA, foi aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento da Famed /UFRGS. A pesquisa foi desenvolvida no Serviço de Psiquiatria do Hospital de Clínicas de Porto Aelgre (HCPA), junto ao Programa de Transtornos de Ansiedade e ao Programa dos Transtornos de Desenvolvimento Emocional do Serviço de Pesquisa Clínica (CPC).


O Prêmio Tese da Capes 2021 reconhece as melhores teses de doutorado defendidas no decorrer de 2020, selecionadas nas quarenta e nove áreas de avaliação reconhecidas pela Capes. A tese foi composta por um editorial e quatro artigos.: Um sobre eficácia, demonstrou que mindfulness não foi superior à fluoxetina e também não foi não inferior a um grupo controle ativo em pacientes com transtorno de ansiedade generalizada. Outro artigo evidenciou que a variabilidade da frequência cardíaca pode ser um preditor biológico útil para avaliar resposta terapêutica.


Outros estudos sobre mediadores e moderadores clínicos de resposta e com os dados de neuroimagem foram submetidos à publicação. A tese buscou avançar na construção do conhecimento científico, a partir de um ensaio clínico randomizado, buscando entender as variáveis clínicas, biológicas e de neuroimagem e sua associação com os transtornos de ansiedade.