Início do Conteúdo

Criado em parceria entre o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e o Ministério da Saúde, o TelePsi oferece teleconsultas psicológicas e psiquiátricas para profissionais e estudantes da saúde, professores e para quem atua em serviços essenciais. Desde o mês de maio, o serviço já atendeu mais mil pessoas de todas as unidades da Federação e continua recebendo novos participantes. Todos os serviços prestados são inteiramente gratuitos. 

O TelePsi funciona on-line com uma avaliação de gravidade dos sintomas para oferecer a terapia mais adequada. A coordenadora adjunta do projeto e professora de Psiquiatria do HCPA, Carolina Blaya, explica que a iniciativa permite levar atendimento de saúde mental a locais e pessoas que não teriam acesso, contribuindo com  a qualidade de vida e melhoria das condições de trabalho. “O TelePsi auxilia no manejo de estresse, ansiedade, depressão e irritabilidade de quem está atuando na linha de frente da saúde e em outros serviços essenciais que não puderam parar”, ressalta. 

Até novembro, mais de 70% dos atendimentos registrados são para profissionais da saúde, cerca de 20% de professores e o restante dividido entre outras categorias profissionais. A ação é baseada em pesquisa sobre a eficácia de diferentes modalidades de psicoterapia para problemas emocionais durante a pandemia. O Hospital de Clínicas auxilia ainda no treinamento e formação, qualificando terapeutas para atendimento remoto neste período.

Quem tiver interesse em receber os atendimentos pode ligar para o  0800 6446543 - opção 4 ou acessar o link e se cadastrar.