Início do Conteúdo

Pensando na saúde mental dos diversos profissionais de saúde que estão à frente do combate à Covid-19, a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde lança o projeto Telepsi, que tem o objetivo de realizar teleconsulta psicológica para esses trabalhadores até setembro de 2020.

O Telepsi, projeto de Atenção em Saúde Mental por Teleatendimento para Profissionais de Saúde no Contexto da Infecção SARS-CoV-2, será realizado em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e contará com uma central de teleconsulta formada por profissionais da Psicologia e Psiquiatria.

Profissionais de saúde do SUS envolvidos no contexto da pandemia, que se sentirem na condição de sofrimento psíquico, podem utilizar o canal Telessaúde de atendimento, pelo número 0800 644 6543.

No primeiro contato, será definido o tratamento mais indicado para o profissional que está procurando ajuda, sendo selecionada, em momento seguinte, a melhor abordagem e tratamento.

"Esperamos que os profissionais obtenham alívio para o seu sofrimento utilizando o que já se sabe de intervenções que funcionam e que têm base científica. O projeto testará também que tipo de técnica pode ser mais adequada para essas situações de crise", colocou o coordenador do projeto, Giovanni Salum, professor do Serviço de Psiquiatria do HCPA.

Ainda segundo Salum, especialistas, com o apoio de diversas instituições, elaboraram manuais com o modelo de atendimento terapêutico desenhado no projeto. Eles serão disponibilizados no site para serem aplicados em outras iniciativas pelo país.

Além destes materiais, diversos vídeos sobre psicoeducação foram desenvolvidos e já estão disponíveis para ajudar nas psicoterapias. Todos podem ser encontrados na plataforma do Telepsi.