Início do Conteúdo

O projeto Carcinoma Medular de Tireoide: O Impacto do Diagnóstico Molecular no Manejo e Prevenção desenvolvido na Unidade de Tireoide e Serviço de Endocrinologia do HCPA está entre os 100 selecionados para o Prêmio Euro Inovação na Saúde (https://premioeuro.com.br/menu/sobre). A iniciativa descreve a implementação pioneira do teste molecular para diagnóstico Carcinoma Medular de Tireoide (CMT) no Brasil. Apesar de raro, o CMT é responsável por cerca de 15% das mortes associadas aos tumores da tireoide. Em 25 a 30% dos casos, trata-se de uma doença hereditária autossômica dominante causada por mutações em um gene específico (RET). O diagnóstico molecular é fundamental para a detecção precoce, manejo e prognóstico do tumor.

Após esta seleção inicial, serão premiados 11 projetos através de votação direta por médicos de todo Brasil. O prêmio vai garantir o financiamento do teste molecular do CMT, que é oferecido gratuitamente para pacientes em todo o Brasil.

Para votar, basta acessar o link  https://premioeuro.com.br/login  e realizar um breve cadastro, informando o CRM e o e-mail para contato. A seguir, é só escolher a iniciativa EUR002RS (https://premioeuro.com.br/compartilhar/iniciativa/33). A votação vai até 12 de maio.

A iniciativa é a única selecionada do HCPA/UFRGS. Contamos com o apoio do seu voto.