Início do Conteúdo

Em 29 de fevereiro aconteceu o Dia Mundial das Doenças Raras e, na semana em que foi celebrado o Dia Mundial das Anomalias Congênitas, 3 de março, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) avança ainda mais na atenção à população. Representantes do Ministério da Saúde estão na instituição até quinta-feira (5) para estruturar um projeto piloto de rastreamento das origens destas anomalias no Rio Grande do Sul.

whatsapp image 2020 03 04 at 13.54.46

Conforme a chefe do Serviço de Genética Médica, professora Lavinia Schuler-Faccini, o HCPA vai coordenar a investigação da frequência e das causas do nascimento de crianças com anomalias em solo gaúcho. “Estamos criando e discutindo estratégias de vigilância que poderão ser utilizadas posteriormente em todo país”, explica. A expectativa é de que os resultados do rastreamento sejam apresentados já em dezembro de 2020.

A vinda de membros da Secretaria de Vigilância em Saúde e da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, além da Secretaria Estadual e municipal da saúde configura um encontro operacional de planejamento do projeto.  O Clínicas de Porto Alegre é referência para atendimento de doenças raras e anomalias congênitas.