O Hospital de Clínicas entregou na tarde desta sexta-feira, 24 de janeiro, a sede do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nitt). O espaço tem papel importante na estimulação de um ambiente de criação e incorporação de novas tecnologias no hospital e no Sistema Único de Saúde. A diretora-presidente do Clínicas, Nadine Clausell, o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rui Oppermann, o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Luís Lamb, além diversas áreas do hospital e da universidade, participaram da inauguração.
csp 1911 copia 1
A professora Nadine destacou a relevância da inovação e da tecnologia na saúde. "Este espaço de trabalho marca uma nova fase para aceleração da inovação. É um momento simbólico muito importante, reforçando a cooperação entre o hospital e a universidade. Agora temos todas as ferramentas para que isso possa se concretizar cada vez mais”. O coordenador do Nitt, Hugo Goulart de Oliveira, enfatizou o lado prático do setor. “A parceria entre o Clínicas e a universidade é muito efetiva, tanto que, na próxima semana, já temos oficinas marcadas com os doutorandos”.
csp 1901
Rui Oppermann ressaltou a vocação das duas instituições. "A UFRGS e o Clínicas têm uma genealogia na pesquisa. A saúde é a mais importante. Juntos estamos também na inovação. Inovação e empreendedorismo fazem parte do vocabulário da universidade. Parabenizo a professora Nadine pela iniciativa”. O reitor ainda ressaltou a importância do apoio do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia. “Lamb sempre foi um grande incentivador da economia do conhecimento, desde que foi pró-reitor da UFRGS. “Estamos unidos na construção do futuro da saúde". Lamb exaltou a iniciativa do HCPA. "Vocês estão seguindo a tendência que é a mudança e inovação no setor da saúde. Isto aqui é de um simbolismo muito forte e vai impactar no dia a dia das pessoas”, finalizou.