A artista plástica Laura Castilhos foi a primeira a doar duas obras para os novos prédios do HCPA. A professora do Instituto de Artes da UFRGS usou a técnica aquarelas sobre papel para pintar as telas intituladas Céu I e Céu II e as cedeu ao hospital na sexta-feira, 8 de novembro. “Há 30 anos meu pai realizou um tratamento de câncer no Hospital de Clínicas. Tenho uma gratidão enorme pelo atendimento recebido. Agora achei um modo de retribuir”, conta a moradora da zona Sul de Porto Alegre.
Os quadros tiveram inspiração em paisagens e manifestações da natureza, como chuva, sol, raios. “Entre as diversas fotos produzidas pelo vizinho Eugenio Grevet – professor do HCPA/UFRGS -, selecionei algumas para produzir as obras”, lembra. Segundo a artista, as pinturas são leves e alegres e tentam trazer um espírito acolhedor para um ambiente tenso e de dor. “Espero que transmitam um pouco de esperança e conforto para os pacientes”, deseja.
A ideia do projeto Arte para Humanização do Ambiente Hospitalar partiu da obrigação legal de ter uma obra de arte visível ao público nos blocos B e C para obter o Habite-se de funcionamento e acabou tomando uma dimensão mais ampla após algumas pessoas saberem da informação. A necessidade entusiasmou colaboradores do hospital, pacientes e diversos artistas que já manifestaram interesse em doar obras ao HCPA. Para a avaliação e exposição das obras nos novos prédios, o HCPA firmou parceria com Instituto de Artes da UFRGS na curadoria. Com isso, inclusive, abre-se uma frente para atividades de ensino de mais uma unidade da universidade no hospital.
Para outras informações sobre o projeto e doações, o contato pode ser feito com a assessora da Presidência Elisa Kopplin Ferraretto, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..