Início do Conteúdo

O pedido especial do paciente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) Davi da Silva Silveira, 11 anos, foi atendido com dedicação pela equipe do Serviço de Radioterapia. Internado na instituição desde 16 de novembro para se preparar para um transplante de medula óssea, ele utilizava uma máscara de imobilização nas sessões de radioterapia na cabeça e perguntou à equipe se poderia pintá-la com o seu personagem favorito: o Deadpool, da Marvel. Sensibilizados, os profissionais se organizaram para atender à solicitação. 

davi_com_equipe_hcpa_2_copia_1.jpg

O técnico especialista Marco Aurélio Almeida da Silva, que trabalha há 20 anos no HCPA, se disponibilizou a fazer a personalização. Ele também é fã dos personagens da Marvel e diz que a oportunidade de ser empático e de criar uma afinidade com o paciente, buscando amenizar a dificuldade de estar internado, o motivou na empreitada. 

“Para a criança, estar em ambiente hospitalar é sempre confuso, são muitas pessoas diferentes. Então a gente tenta criar um vínculo”, afirmou, destacando que os colegas se empenham em tornar a situação mais leve para os pacientes pediátricos. E acrescenta: “poder ver o sorriso dele ao receber o presente, foi muito especial. Faz eu me sentir com o dever cumprido, dá sentido ao meu trabalho. Não é só um atendimento, é uma entrega de coração que faz valer o dia”, conta Silva. 

marco_aurelio_e_davi_hcpa_2_copia_2.jpg

O momento da entrega emocionou toda a equipe, ainda mais quando a mãe revelou que o filho estava abatido. “Que bom que vocês fizeram tudo isso por ele. Vai voltar muito feliz para o andar!”, falou Leonice Ramos da Silva, mãe de Davi. Ela comenta que se sente muito acolhida no hospital. “A equipe é maravilhosa, parece que estou em casa”, completa. Para o jovem, a força do herói que ele admira ajuda-o a passar por esse momento de uma forma mais divertida. “Gostei da máscara, assim fica mais fácil fazer o tratamento”, revela Davi, que está contando os dias para voltar para casa e comer a comida feita pela mãe. No dia 29 de novembro, ele recebeu o transplante de medula óssea e seguirá internado em recuperação. 

davi_sem_mascara_hcpa_copia_1.jpg