Início do Conteúdo

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre é um dos cinco hospitais do país, e único do sul do Brasil, a participar do projeto de reabilitação pós-covid-19 desenvolvido pelo Hospital Sírio-Libanês através do  Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). O projeto-piloto começou a ser implantado na unidade de internação do 6º Sul e poderá ter ações ampliadas para outras áreas.

O objetivo é promover a alta segura de pacientes pós-covid que necessitam de reabilitação, reduzir a permanência no hospital e necessidade de reinternação. O REAB pós-Covid-19  estrutura-se na assistência multiprofissional para uma reabilitação integral, englobando equipes médicas, de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Farmácia, área administrativa e profissionais do Núcleo Interno de Regulação (NIR).

As ações serão desenvolvidas até dezembro, com treinamento, acompanhamento e apoio de profissionais do Hospital Sírio-Libanês. A proposta contempla mapas de fluxo, ferramentas de governança e estratégias para auxiliar a agilizar altas de maneira segura, permitindo que mais pessoas sejam atendidas com qualidade sem que se seja necessário criar mais leitos.

Um benefício adicional da qualificação destes ambientes é a continuidade da retomada dos atendimentos não-covid no hospital, de maneira mais segura e estruturada.