O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) concedeu a patente do uso de agentes moduladores para a preparação de medicamentos antitumorais, composição e método de modulação de tumores. O trabalho foi desenvolvido pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Neurônios e outros tipos de células humanas produzem uma pequena proteína chamada peptídeo liberador de gastrina (gastrin-releasing peptide - GRP). O GRP atua como molécula sinalizadora, regulando a transmissão nervosa, a atividade do  sistema imune e outros aspectos da fisiologia humana. Em vários tipos de câncer, as células tumorais têm aumento na expressão do gene que codifica a proteína receptora do GRP, necessária para  que ele realize sua função nas células.

Os testes em modelos experimentais, conduzidos pelos pesquisadores em tumores de mama, ovário e colo uterino, mostraram pela primeira vez que  a administração de uma forma de GRP produzida em laboratório, chamada GRP recombinante humano, teve efeito de reduzir o crescimento do câncer.  Os inventores são Rafael Roesler, Caroline Brunetto, Daniela Baumann, Gilberto Schwartsmann e Ana Lucia Abujamra.

A pesquisa foi desenvolvida pelo Laboratório de Câncer e Neurobiologia do Centro de Pesquisa Experimental do HCPA, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a proteção junto ao Inpi foi realizada pelo Sedetec UFRGS em conjunto com o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) do HCPA.