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A equipe assistencial do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) atendeu 52.868 pacientes pela modalidade de teleconsultas em 2020. Com isso, mantendo o serviço não covid-19 à população e evitando aglomerações nas áreas de espera.

Com o início da pandemia, o Ambulatório do Hospital de Clínicas manteve o formato presencial apenas para as consultas essenciais em andamento. Para minimizar o impacto da medida na saúde dos pacientes, o hospital buscou alternativas tecnológicas a fim de aproximar pacientes e profissionais de saúde, por meio de teleatendimento. Agendas foram estruturadas, equipes organizadas e uma sala montada.

Graças a essa modalidade, com todos os protocolos de prevenção da covid-19 respeitados, foi garantida a manutenção dos cuidados de saúde em diversas especialidades, evitando agravamento de doenças pela falta de assistência. O maior número de atendimentos realizados pelas equipes foi nas áreas de Medicina de Família, Endocrinologia, Nefrologia, Medicina do Trabalho, Psiquiatria, Genética, Pneumologia e Psicologia.

Com o fortalecimento desse serviço durante a pandemia, o HCPA, além de experiência obtida em teleconsultas, aprimorou seus sistemas informatizados para enfrentar o novo desafio e criou ferramentas no aplicativo Meu Clínicas para agilizar as respostas para os pacientes. Além disso, a teleconsulta traz redução de custos de deslocamento, pois cerca de 50% dos atendimentos são de moradores da região metropolitana ou do interior do estado.

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