Início do Conteúdo

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre é o maior centro de atenção a pacientes críticos da covid-19 no Rio Grande do Sul e agora amplia sua contribuição também para a saúde da economia local. A instituição vai abrir licitações de compras exclusivas para micro e pequenas empresas (MPEs) em um valor total de 4,3 milhões.

Pela iniciativa, que conta com parceria do Sebrae, o Clínicas vai adquirir produtos como ferramentas, embalagens, talheres, uniformes, material de expediente, papéis, produtos de higiene e limpeza para áreas não assistenciais. Os primeiros editais serão publicados na primeira quinzena de agosto.

A coordenadora de Suprimentos do HCPA, Simone Mahmud, explica que o hospital encara a ação como uma grande oportunidade de negócio para as MPEs, mas também para a própria instituição. “A entrada de novos fornecedores faz com que se ampliem as alternativa de marcas de produtos e consequentemente as disputas pelos preços se intensificam. Além do mais, o Clínicas é um grande comparador e entende que intensificar as aquisições com empresas de menor porte auxilia na sustentabilidade delas”.

Conforme a gestora do projeto no Sebrae RS, Kamille These, a organização atua para ampliar a aplicação dos benefícios da lei complementar 123/2006, que prevê a realização de licitações com a participação exclusiva de micro e pequenas empresas (MPEs). “Com relação ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre, realizamos o mapeamos do potencial de compras do hospital e desenvolvemos o projeto em conjunto para alavancar essa oportunidade de forma mais estruturada”. Neste primeiro momento, explica Kamille, “nossos esforços estarão na divulgação desta oportunidade junto aos pequenos negócios e na orientação de como participarem de forma mais assertiva”.

As micro e pequenas empresas representam um percentual de 54% dos fornecimentos do HCPA, sendo que deste percentual 30% são empresas gaúchas. O hospital defende às necessárias medidas de isolamento para contenção da propagação do coronavírus e entende contribuir de maneira segura com a saúde financeira destas empresas através desta ação.

 

Confira como participar e mais informações sobre as licitações aqui.