Para cuidar da saúde mental dos diversos profissionais que estão à frente do combate à covid-19, o projeto Telepsi do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, oferece teleconsulta psicológica e psiquiátrica a profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde a implantação do serviço, no fim de maio, 330 profissionais já procuraram informações e 210 ingressaram no programa. Entre eles, 77 enfermeiros, 68 técnicos em enfermagem e 20 médicos.
Os principais sintomas que os profissionais sofrem são estresse, ansiedade, depressão e irritabilidade. “O Telepsi é para fortalecer os recursos humanos, beneficiando quem mais precisa, os trabalhadores da saúde. As consultas oferecem uma série de técnicas e treinamento, como leitura, vídeo-aulas, sessões de exemplos e prova”, explica a psiquiatra e coordenadora do projeto no HCPA, Carolina Blaya Dreher. “A ideia é que o participante possa se apropriar de ferramentas para lidar com estresse”, completa.
Profissionais de saúde do SUS envolvidos no contexto da pandemia, que se sentirem na condição de sofrimento psíquico, podem utilizar o canal Telessaúde de atendimento, pelo número 0800 644 6543.
Além disso, diversos vídeos sobre psicoeducação foram desenvolvidos e estão disponíveis para ajudar nas psicoterapias. Todos podem ser encontrados na plataforma do Telepsi. Acesse.